Guia on-chain: Analisando holders de curto e longo prazo do bitcoin

A análise on-chain pode fornecer ferramentas comportamentais valiosas. Dentre elas, está a compreensão de investimento de curto e longo prazo.

Guia on-chain: Analisando holders de curto e longo prazo do bitcoin

Introdução

Existem diversas diferenças entre a análise de ativos financeiros tradicionais e ativos digitais, como o bitcoin. Dentre as principais, está a capacidade de observarmos as movimentações em tempo real.

O livro de registros de movimentações, conhecido como blockchain(ou timechain) nos fornece a possibilidade de encontrar padrões de comportamentos peculiares.

Um dos padrões mais interessantes de rastrearmos na análise on-chain é o tempo de inatividade das moedas. Através da contagem de dias de moedas destruídos (CDD)que explicamos no primeiro guia on-chain, podemos desenvolver uma série de indicadores distintos.

A divisão entre holders de longo e curto prazo tem se mostrado uma das mais úteis formas de observar inatividade.

É justamente esta dinâmica que estudares no artigo de hoje, observando tanto como entender a estrutura técnica destes conceitos como utilizar para lucrar com posicionamentos estratégicos.

Vamos lá!

Classificando Longo e Curto Prazo

No universo da análise de bitcoin, existem dois tipos principais de investidores: os HODLers de longo prazo (LTH) e os HODLers de curto prazo (STH).

Os primeiros são aqueles que mantêm seus Bitcoins por um período prolongado, acreditando no potencial de valorização a longo prazo da criptomoeda. Os últimos, por outro lado, são geralmente traders que buscam aproveitar as flutuações de preço de curto prazo para obter lucros ou novos participantes da rede.

Uma das principais metodologias utilizadas hoje na análise on-chain foi inicialmente desenvolvida por Rafael Schultze-Kraft na plataforma Glassnode. O método aplicado buscou encontrar quanto tempo uma moeda precisa se manter imóvel para que a probabilidade de um novo gasto se torne muito baixa.

A descoberta foi de que o período de 155 dias é um bom ponto de corte para distinguir entre LTHs (holders de longo prazo) e STHs (holders de curto prazo)

Desse modo, a principal distinção que será feita neste artigo, assim como nos outros que utilizamos no BlockTrends Research, é por meio do ponto de corte de 155 dias. Entretanto, esta não é única metodologia útil, também é possível utilizar o ponto de corte temporal de 6 meses e 1 ano.

Estas classificações temporais refletem diretamente no comportamento de mercado desses participantes, algo que nos ajuda a compreender o sentimento de mercado e interpretar como o agregado de indivíduos está interagindo na blockchain.

Reservas de Holders de Longo Prazo

Para começar nossa análise, vamos começar pela quantidade de moedas que cada um destes tipos de participantes da rede possui. Neste caso, iniciaremos com a quantidade de moedas que está imóvel a mais de 155 dias (LTHs).

Neste momento, cerca de 74.5% de todos os bitcoins em circulação estão sendo mantidos por LTHs. Isto dá um total de 14.485.128 BTC.

Isso é significativo, pois sugere que a maioria da oferta de bitcoin é controlada por investidores que acreditam no valor a longo prazo do bitcoin e estão dispostos a manter suas posições, apesar das flutuações de curto prazo no preço.

Além disso, também podemos observar que a quantidade de bitcoin mantida por LTHs tende a diminuir durante os mercados em alta. Isso sugere que, durante esses períodos, os LTHs estão vendendo parte de suas posições para realizar lucros.

Esta compreensão é bastante importante para a nossa análise, pois como citamos no artigo "Bitcoin, um ativo de longo prazo", quanto mais paciência temos neste mercado, maior é o potencial de lucratividade. Iremos abordar isto em mais detalhes em breve.

No gráfico acima temos a variação das reservas de LTHS, como vemos, o período de maior redução de reservas ocorre justamente próximo a topos de bull market, confirmando a capacidade deste perfil de investidor de "vender o topo" com alta precisão.

Tipicamente, este é o tipo de padrão de comportamento que investidores necessitam buscar para atingirem lucros consideráveis no bitcoin.

Este Relatório é só para assinantes

Inscreva-se já

Veja os comentários

Assine o BlockTrends | Research para poder visualizar e comentar.

Inscreva-se já