Congestão via NFTs e tokens BRC-20 são um ataque à rede Bitcoin?

Elevadas taxas de transações, aumento da utilização da mempool e tokens sem propósito estão deixando investidores e utilizadores da rede com muitos questionamentos. Vamos responder alguns neste artigo.

Congestão via NFTs e tokens BRC-20 são um ataque à rede Bitcoin?

Introdução

Neste domingo um pico nas taxas de transações da rede Bitcoin deixou muitos investidores e entusiastas com sérias dúvidas sobre o que poderia estar gerando tamanha atividade.

Como já falamos em materiais anteriores, a atividade on-chain do Bitcoin estava subindo de forma rápida e constante, mas desta vez existem algumas peculiaridades que precisamos entender mais a fundo.

Este artigo vem no formato "urgente" para compreendermos como a utilização da última atualização taproot trouxe incremento na atividade on-chain e como as altas taxas de transações atuais são reflexos de um novo paradigma na rede.

Neste texto iremos entender o que são os ordinais, como estão sendo usados para criar tokens na blockchain do bitcoin e faremos uma visão completa dos indicadores on-chain de atividade, taxas e mempool.

O que são Inscrições Ordinais e Tokens BRC-20

Chegamos a comentar no relatório #7 - Entre NFTs e reguladores, em dados "we trust" que as inscrições ordinais poderiam trazer aumento da atividade da rede, algo que estamos presenciando neste momento.

Inscrições Ordinais são uma nova funcionalidade da rede Bitcoin que permite que usuários adicionem arquivos de texto, HTML ou imagem na blockchain por meio de um protocolo chamado "ordinals", desenvolvido inicialmente por Casey Rodarmor como uma forma de acrescentar novas utilidades ao Bitcoin.

Estas inscrições permitiram o surgimento de NFTs no Bitcoin sem que fosse necessário uma blockchain paralela, um outro token ou que fizesse qualquer alteração na estrutura de código do bitcoin.

O Ordinais são arquivos inseridos diretamente na blockchain via transações comuns que utilizam o padrão taproot e por isso agem de acordo com os princípios de funcionamento da rede, atuam sob "prova-de-taxas".

Este Relatório é só para assinantes

Inscreva-se já

Veja os comentários

Assine o BlockTrends | Research para poder visualizar e comentar.

Inscreva-se já